Quatro anos para qualquer empreendimento pode parecer um período longo, mas na música, é como se estivéssemos lidando com um recém-nascido. Neste espaço de tempo, muita coisa pode acontecer, e mesmo que alguns artistas possam lançar cerca de um disco por ano, passar quatro deles entre a criação de uma banda e ter um material pronto, lançado e muito bem executado não é nada fácil. Em 2019, a banda Thus Love se formou, e agora em 2023, o trio composto por Echo Marshall, Lu Racine e Nathaniel van Osdol que já caiu na estrada com os aclamados Dry Cleaning, estão rodando o mundo mostrando o resultado da primeira adição em sua discografia, “Memorial“, de 2022.
A base musical aqui é o Post-punk, mas apenas catalogar a banda neste único sub-gênero é pouco. A acessibilidade que o trio incorpora ao tipo de som, ao mesmo tempo em que vai gradualmente adicionando estilos variados, é bastante convidativa. Em ‘Family Man‘, logo nos primeiros acordes é possível se pegar dançando, e mais tarde a música se transforma em algo agressivo que poderia se encaixar tanto como um primo distante do The Clash quanto de outro trio, as irmãs HAIM.
Pensar dessa forma enquanto se ouve o trabalho da banda do estado de Vermont pode parecer uma viagem, mas é um caminho muito comum. Em seus vocais não há nada estranho ou rasgado demais, pelo contrário, tudo é cantado de uma forma serena. Se pegar cantando junto enquanto ouve ‘Morality‘ ou ‘Inamorato‘ é um comportamento que pode acontecer naturalmente.
Os trabalhos mais recentes são dois caminhos que também se mostraram como duas das melhores músicas que a banda já fez até então. ‘Put On Dog’ tem uma energia onde seus três integrantes mostram que a banda pode ser tão agressiva quanto serena em seu som. A bateria começa frenética e a guitarra arranha de um modo singular, fazendo com que essa música seja um dos momentos mais aguardados em uma apresentação ao vivo.
Em ‘Centerfield‘, a melancolia chega até a se aproximar de algo piegas, mas a música sabe exatamente qual o limite para que o resultado seja uma carga dramática necessária. A letra possui um certo mistério, e quando a música se transforma em um show instrumental, parece mostrar como as palavras ditas devem ser enfrentadas.
Um fator que vai além do musical na Thus Love é como Echo, Lu e Nathaniel têm interesse em mostrar que sua formação também é algo que dialoga com o mundo atual. Os três integrantes se identificam como pessoas trans e sabem muito bem como é corajoso ser quem são na música, mas esse fator também é uma poderosa arma para mostrar que ouvintes, fãs e outros artistas possam fazer o mesmo.
A futura passagem pelo Brasil tende a agradar aqueles que gostam de Post-punk moderno ou a servir como uma boa introdução para quem deseja se aventurar de uma forma mais acessível dentro desse gênero. Apesar disso, a essência é a mesma, e o trio Thus Love realiza um ótimo trabalho com sua visão, baseado em como seus integrantes parecem se transformar em apenas uma só mente quando criam música.
***
Thus Love é uma das atrações confirmadas na edição de 2023 do festival nacional Balaclava Fest, que acontece em 19 de novembro, no Tokio Marine Hall.