Blink-182 surfa no revival de sua especialidade: o pop punk

Uma das maiores referências da cultura pop e do pop punk dos anos 90 e 2000, Blink-182 vem ao Brasil pela primeira vez.

Em 1992, na cidade californiana de Poway, Mark Hoppus, Travis Barker e Matt Skiba se uniram e formaram o que é hoje a banda Blink-182. O estilo pop punk e a mistura de humor e sentimentalismo em suas letras – característica que marca a banda até hoje – atraiu os ouvidos de quem estava por ali. Mesmo que alguém não gostasse de Blink sempre tinha algum comentário para fazer da banda.

Quando falamos dos álbuns mais conhecidos, mencionamos “Enema of the State” e “Take Off Your Pants and Jacket”. Enquanto isso, as letras sarcásticas e o estilo descontraído de “All the Small Things”, “What’s My Age Again?” e “I Miss You” tornou essas faixas as mais populares da banda. Ademais, seus vídeo clipes irreverentes ajudaram a consolidar a imagem da banda como um ícone da cultura pop dos anos 1990 e 2000. Além de ter sido uma das bandas pioneiras do pop punk, o Blink-182 teve um grande impacto na cena do punk rock dos anos 90 e influenciou muitos artistas que vieram depois.

A volta do pop punk

Eventualmente, vinte anos depois, o estilo do pop punk retorna à cena com a ajuda majoritária de Barker, que foi baterista em produções de Machine Gun Kelly e de Willow, outra atração confirmada no Lollapalooza 2023. Por causa disso, existem rumores de que o baterista e produtor do disco “lately i feel EVERYTHING” se juntem em uma performance no festival. Outro indício é o histórico dessa colaboração: Blink-182 e Willow também se apresentaram juntos em algumas ocasiões, incluindo um show no festival Riot Fest em 2021. 

Apesar da volta do pop punk às paradas musicais, a maior parte das produções musicais do gênero lançadas pós Blink-182 não tem tanto destaque. Isso porque Blink-182 pode não ter aberto as portas para a variante do punk em questão, mas a banda definitivamente as fechou. Seu som irreverente, com as baterias de Travis em uma desarmonia perfeita com as guitarras de Skiba, premia o trio como o suprassumo do punk rock. Podem-se passar anos – Blink-182 continuará jovem.

Anos 90, 2000 e… 2020?

Talvez essa característica se deva ao fato de seus maiores sucessos terem surgido nessa época de suas vidas. Entretanto, seus trabalhos são atemporais – assim como os de Rage Against the Machine, Elton John, Bob Dylan e até mesmo Johann Sebastian Bach. Não apenas por isso, artistas em voga também são fãs declarados da banda: Post Malone, Halsey e Lil Wayne. De qualquer forma, Blink-182 é tão jovem quanto sempre foi e em breve estará desobediente nos palcos do Lollapalooza 2023.

Atualização 01 de março: Infelizmente, a banda precisou cancelar sua vinda ao Brasil (e ao Lollapalooza Brasil) por conta de um acidente do baterista, Travis Barker, sendo substituídos na edição pelo Twenty One Pilots.

Total
0
Share