PUBLICIDADE

Pitty apresenta turnê ACNXX em Santos

Com casa lotada e esgotada, Pitty mostra força do disco Admirável Chip Novo em passagem por Santos.

Enquanto o DJ aquecia com hits de Fall Out Boy, My Chemical Romance e blink-182, a pista lotada do Vallum Garden em Santos aguardava a atração principal da noite: Pitty. A cantora trouxe a aguardada turnê de vinte anos do disco Admirável Chip Novo para a cidade mesmo com algumas dificuldades, como uma gripe forte que a pegou de jeito. Apelidada de ACNXX, o show na cidade teve uma vibe de rock de garagem, mas no melhor sentido da referência.

A cantora e sua banda parecem ter uma habilidade ímpar em dar uma sensação de show gigante mesmo estando em lugares pequenos. O local do show não favorecia em nada para aqueles que tinham que se contentar com o ingresso de pista comum, por culpa de sua estrutura completamente plana. Isso também piorava quando em momentos esperados um mar de celulares fazia vídeos com um zoom de no mínimo quatro vezes para poder pegar pelo menos a silhueta da artista.

Após um atraso de alguns poucos minutos (que são justificáveis, vide o estado de saúde de Pitty) a energia das pessoas foi de zero a mil em alguns segundos. Enquanto um logo ia se preenchendo no telão, era possível ouvir gravações lá da época do lançamento do disco homenageado, em 2003. Essas mensagens de voz foram se intercalando durante algumas músicas e davam uma sensação de nostalgia muito grande, ouvir cada uma delas era como conhecer um pouco dos bastidores do nascimento de um disco tão icônico para o rock brasileiro.

Um dos focos ditos por Pitty era perceber o quanto as músicas de vinte anos atrás poderiam ser tão facilmente trazidas para o tempo atual devido o seu contexto, o que funcionava naquela época, também funciona aqui e agora. Concebido com um contexto focado em três atos, a turnê ACNXX toca o disco original inteiro, alguns covers que foram referências e inspirações e fecha com hits de outros trabalhos. Uma exceção aberta para o público da baixada santista foi a adição da música ‘Anacrônico‘ na setlist, antes do encerramento forte com as clássicas ‘Na Sua Estante‘ e ‘Me Adora‘.

Assim como o show feito no Lollapalooza Brasil de 2023, a cantora fez uma passagem marcante na cidade, porque mesmo com problemas de saúde (e também algumas substituições feitas as pressas na banda antes do show, que foram muito bem contornadas) ela ainda assim consegue prover uma apresentação no ponto e sempre bem executada. As luzes roxas que davam contexto visual ao foco da turnê foram um adendo simples e bem colocado, e em alguns momentos era possível fechar os olhos e imaginar que se ouvia a artista vinte anos mais nova.

Pitty desafiou a saúde e encontrou um público que cantava todas as letras do seu trabalho clássico, provando que seu amadurecimento profissional também serviu para o amadurecimento pessoal de muitos que estavam ali. Provando que em vinte anos de Admirável Chip Novo, o legado desse disco chegou a um patamar importante e indispensável para a história da música nacional.

Total
0
Share