Rock in Rio: festival de sustentabilidade que transforma

Rock in Rio
Rock in Rio

“Por um Mundo Melhor”

Quando falamos em Rock in Rio, logo vem na cabeça as bandas que vão tocar, as experiências incríveis que vamos ter durante o evento e pouco pensamos em como o evento está realmente preocupado em trazer boas experiências, seja pra gente ou pro meio ambiente.

O Rock in Rio tem um compromisso muito grande com a sustentabilidade, responsável por levantar a bandeira “Por um Mundo Melhor” foi pensando assim que o Amazônia Live foi criado. O projeto social que engloba diversas ações sustentáveis ao longo do período em que o Rock in Rio não é realizado e busca implementar todos os itens listados no Plano de Sustentabilidade.

O festival busca ser melhor a cada edição, partindo sempre das práticas da edição anterior e melhorar, mantendo a certificação ISO 20121 – Eventos Sustentáveis em qualquer edição e país que ocorra, além de reduzir e compensar as emissões de CO2 previsto como resultado de todas as ações ambientais do plano de sustentabilidade.

O Rock in Rio lançou o Amazonia Live anunciando o plantio de 1 milhão de árvores na floresta amazônica. Esse sonho foi…

Posted by Rock in Rio on Friday, September 15, 2017

Entenda melhor como funciona o Plano de Sustentabilidade e as suas normas

Pra começar tudo: sempre que tem oportunidade, a organização do evento trabalha com fornecedores que tenham produtos ou serviços certificados ou com selo sustentável. Além disso, o festival avalia e escolhe parceiros que se inovem e evoluam juntos, garantindo e oferecendo serviços e equipamentos que mantenham a qualidade do evento durante toda a sua duração.

O Rock In Rio também leva muito a sério o lema “reduzir, reciclar e reutilizar”, criando planos adequados e eficientes para entender e resolver a necessidade de cada um de seus parceiros, os tipos de resíduos que são produzidos e diminuir sua quantidade.

Nesse programa também está incluída a otimização dos transportes, tanto das cargas de seus patrocinadores, apoiadores e fornecedores, quanto para o transporte coletivo, promovendo a assebilidade de todos ao/no evento por meio de ecocondução, estratégias eficientes que garantem horários e rotas comidas e eficazes, fazendo com que o público o escolha no lugar do veículo proprio.

E se você pensa que acabou, está erradíssimo. A proposta ainda inclui:

  • Medidas de uso eficiente da água, sensibilizando os envolvidos e sobre sua utilização inteligente e eficiente.
  • Medir, amenizar e compensar as emissões de todos os gases nocivos emitidos pelo evento – medida que é um compromisso do RiR desde 2006.
  • Cumprir toda a legislação e regulamentação, e se o tema não está legislado ou regulamentado localmente, implementar práticas mais exigentes que já são adotadas pela organização em outros países.
  • Melhorar e desenvolver o evento com potenciais melhorias e medidas a serem definidas para a próxima edição.

Outros projetos bacanas que mostram a preocupação do RiR com o meio ambiente é o Amazônia Live, que irá plantar mais de três milhões de árvores na maior floresta tropical do mundo, e as OPTREEs – “árvores solares” criadas pela startup brasuca SUNEW em parceria com a Metalco do Brasil que captam a energia vinda do sol por meio das folhas e oferecem plataformas sustentáveis de energia pra todos carregarem suas baterias.

Rock in Rio + escutai

O escutai está preparado para mostrar tudo que acontecerá no Rock in Rio, então acesse agora a nossa página especial Rock in Rio e nos siga no twitter e instagram para não perder nenhum momento do maior festival de música do mundo – Rock in Rio é no escutai!

Ouça a playlist especial com os melhores hits do lineup de 2019:

Se preferir, ouça no Deezer.

Total
0
Share