A necessidade de sair em busca de um novo lugar foi o que guiou o trio paranaense Tuyo, no processo de amadurecimento retratado ao longo das facetas do disco Chegamos Sozinhos em Casa. Dividido entre volumes, o trabalho ainda se desdobrou em uma série documental intitulada Fragmentos, com patrocínio da Petrobras Cultural.
Tal urgência em pegar as coisas e partir para o desconhecido foi verbalizada em “O Jeito É Ir Embora”, cuja os versos ganham, agora, um clipe. A canção integra o volume 1 de Chegamos Sozinhos Em Casa, disco que marca a primeira indicação do trio ao Grammy Latino.
Essa composição está intimamente ligada a tudo o que a banda vem construindo ao longo do disco e dos episódios da série. “‘O Jeito É Ir Embora’ é, na verdade, o ponto inicial para tudo, fala sobre partimos de um lugar pra chegarmos em outro”, comenta Lay, que forma a Tuyo ao lado de Lio e Machado.
Dirigido por Juh Almeida, o clipe foi gravado dentro da casa de Lio, detalhe importante para a narrativa do registro, como explica Lay: “achei simbólico, porque foi bonito poder retratar essa canção no espaço que, agora, é o novo lugar dela, onde ela está construindo novas memórias”. A parceria da banda com a diretora não é recente; ela foi responsável pelos registros fotográficos do Chegamos Sozinhos Em Casa volumes 1 e 2. “A Juh sempre foi muito boa em construir imagens que estavam dentro da nossa cabeça, traduzir isso em símbolos que dialogam com tudo que a gente tá fazendo”, afirma Lay.