fbpx

Cinema e música: 10 clipes musicais inspirados em filmes

Separamos uma listinha especial de clipes que fazem referência à grandes clássicos do cinema

O audiovisual pode ser essencial para que artistas criem sua identidade na indústria musical, mostrando o viés e suas referências – que futuramente podem ser base para seus clipes.

Por isso, o escutai separou alguns videoclipe baseados em filmes.

“Lost In Japan”, Shawn Mendes (2018)

Neste clipe, Shawn Mendes se inspira na obra Encontros e Desencontros. O filme estrelado por Bill Murray e Scarlett Johanson conta a história de um ator frustrado e uma jovem recém formada. Solitários, os dois buscam se divertir no Japão juntos.

“Out Of Time”, The Weeknd (2022)

Contudo, Shawn Mendes não é o único a se inspirar no filme de Sofia Coppola. Em abril desse ano, The Weeknd também utilizou a obra para inspirar seu clipe Out Of Time.

“Body Movin'”, Beastie Boys (1999)

Além das várias referências e samples que os Beastie Boys utilizaram ao longo de sua carreira, eles também decidiram homenagear o filme italiano de ação Diabolik, de 1968. Brincando com a cenas de ação totalmente impossíveis, a banda trouxe um videoclipe marcante de sua carreira.

“Tonight Tonight”, Smashing Pumpkins (1995)

Em Tonight Tonight, Smashing Pumpkins trouxe uma releitura da obra revolucionária do cineasta francês George Méliès: Viagem A Lua (1902) – um dos primeiros filmes de ficção científica, que é um marco na história do cinema.

“Doin’ Time”, Lana Del Rey (2019)

Em seu cover da banda Sublime, Lana trouxe a estética e o cinema dos anos 1950 para seu clipe, com sua inspiração na ficção científica de Nathan Juran – A Mulher de 15 Metros (Attack of the 50 Foot Woman, 1958).

“The Universal”, Blur (1995)

Blur nesse clipe traz fortes influências de Laranja Mecânica de 1971. Em suas maquiagens, roupas e cenário, o grupo liderado por Damon Albarn traz a essência do clássico de Stanley Kubrick.

“To The End”, Blur (1994)

Contudo, Laranja Mecânica não é o único filme referenciado pela banda britânica. Em To The End, Blur homenageia o filme francês Last Year In Marieband (1961). O clipe é praticamente uma releitura que se mantém muito fiel a estética noir do filme.

“Thank U, Next”, Ariana Grande (2018)

Em Thank U, Next, Ariana Grande celebra os filmes teens dos anos 2000, como Meninas Malvadas, De Repente 30, Legalmente Loira e As Apimentadas.

“1999”, Charli XCX e Troye Sivan (2018)

Para além de referenciar filmes dos anos 1990, como Titanic, Beleza Americana e Matrix, Charli e Troye fazem uma ode a essa década, trazendo ícones como – Steve Jobs, Eminem, TLC, N*Sync, Backstreet Boys, Spice Girls e New Radicals.

Total
0
Share